Quem Somos

Com tradições desde 1942, com a construção da Pousada de Santa Luzia em Elvas, a Enatur, foi criada como Empresa Pública em 1976 e como Sociedade Anónima em 1992, tendo como objecto principal o desenvolvimento e exploração de actividades no sector turístico.
É a única entidade que, legalmente, dispõe do uso da marca “Pousada” como estabelecimento hoteleiro.
A Enatur tem, actualmente, por objecto a concessão à iniciativa privada e a supervisão da exploração dos estabelecimentos hoteleiros da Rede de Pousadas de Portugal, tal como definidas na legislação aplicável.

Orientação Estratégica

I. INTRODUÇÃO

Nos termos do regime jurídico do sector empresarial do Estado e do Estatuto do Gestor
Público, o Estado, enquanto accionista da ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, S.A.
(ENATUR), enuncia, no presente documento, as orientações estratégicas específicas dirigidas
ao Conselho de Administração da sociedade, para o mandato de 2016 a 2019, que constituirão
as coordenadas essenciais da acção governativa dos gestores públicos que integram esse
órgão, bem como o compromisso com a excelência de gestão que ao serem eleitos aqueles
gestores assumem para com os accionistas.

As orientações estratégicas que constam do presente documento poderão vir a ser traduzidas
em objectivos mais detalhados e quantificados, através da celebração de contratos de gestão
entre o Estado e os gestores por si nomeados, no prazo legalmente estabelecido.


II. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Constituem princípios orientadores da gestão da Sociedade ENATUR:
1. A implantação de uma filosofia de gestão profissionalizada, baseada nas
competências adequadas ao incremento da capacidade de geração de riqueza, em
prol do cumprimento da sua missão;
2. A adopção das melhores práticas de gestão, segundo os princípios de bom governo
das empresas públicas;
3. O desenvolvimento de uma cultura organizacional orientada para a excelência do
desempenho, através da utilização de um conjunto de práticas empresariais de
referência, que possibilitem à empresa o sucesso no caminho da procura da
sustentabilidade empresarial, assente, fundamentalmente, numa filosofia de gestão
que contemple as dimensões económica, ambiental, social e ética.


III. ORIENTAÇÕES GERAIS DO SECTOR

A ENATUR desenvolve a sua actividade no sector do Turismo, cujo enquadramento estratégico
se encontra definido no respectivo plano sectorial, denominado PENT -Plano Estratégico
Nacional do Turismo, apresentado pelo governo no início de 2006, cujos objectivos e principais
linhas de desenvolvimento foram aprovados pela Resolução de Conselho de Ministros nº
53/2007, publicada em 04.04.2007.

Além disso, a actividade da sociedade está fortemente dominada pelo contrato de cessão de
exploração da rede de pousadas de Portugal celebrado em 2003, constituindo este, por isso,
uma referência fundamental na prossecução da sua missão.

 
IV. ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS ESPECÍFICAS

1 - Prossecução dos objectivos traçados nos Estatutos aprovados em Assembleia-Geral de 16 de Julho de 2003, nomeadamente o acompanhamento da execução do Contrato de Cessão de Exploração assinado em 8 de Agosto de 2003 com a Cessionária Grupo Pestana Pousadas.

2 – Promover o acompanhamento dos níveis de qualidade da exploração da rede de Pousadas de Portugal, assim como zelar pela afirmação da marca Pousadas de Portugal como uma marca de referência no panorama da oferta turística nacional, pela excelência da oferta que deve disponibilizar e pela distinção do património a que está associada. 

3 - Acompanhamento da execução do Plano de Expansão Complementar a propor pela Cessionária, de forma a serem cumpridos os preceitos definidos no Contrato.

4 – Promoção da redução do endividamento bancário da ENATUR, para que, até 2019, o mesmo decresça pelo menos 20% (actualmente o valor é de 5,7 M€).

5 – Promover obras de ampliação de Pousadas da Rede e trabalhos de grande conservação, com o acordo da Cessionária, onde as perspectivas do incremento do turismo o justificar.

©2018 ENATUR Todos os direitos Reservados  |  Política de privacidade  |  web design webuild