Quem Somos

Com tradições desde 1942, com a construção da Pousada de Santa Luzia em Elvas, a Enatur, foi criada como Empresa Pública em 1976 e como Sociedade Anónima em 1992, tendo como objecto principal o desenvolvimento e exploração de actividades no sector turístico.
É a única entidade que, legalmente, dispõe do uso da marca “Pousada” como estabelecimento hoteleiro.
A Enatur tem, actualmente, por objecto a concessão à iniciativa privada e a supervisão da exploração dos estabelecimentos hoteleiros da Rede de Pousadas de Portugal, tal como definidas na legislação aplicável.

Orientação Estratégica

I. INTRODUÇÃO

Nos termos do regime jurídico do sector empresarial do Estado e do Estatuto do Gestor Público, o Estado, enquanto Acionista da ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, S.A. (ENATUR), enuncia, no presente documento, as orientações estratégicas específicas dirigidas 
ao Conselho de Administração da sociedade, para o mandato de 2020 a 2023, que constituirão as coordenadas essenciais da ação governativa dos gestores públicos que integram esse órgão, bem como o compromisso com a excelência de gestão que ao serem eleitos aqueles gestores assumem para com os acionistas. 

As orientações estratégicas que constam do presente documento poderão vir a ser traduzidas em objetivos mais detalhados.



II. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Constituem princípios orientadores da gestão da Sociedade ENATUR:
1. A implantação de uma filosofia de gestão profissionalizada, baseada nas competências adequadas ao incremento da capacidade de geração de riqueza, em prol do cumprimento da sua missão;
2. A adoção das melhores práticas de gestão, segundo os princípios de bom governo das empresas públicas;
3. O desenvolvimento de uma cultura organizacional orientada para a excelência do desempenho, através da utilização de um conjunto de práticas empresariais de referência, que possibilitem à empresa o sucesso no caminho da procura da sustentabilidade empresarial, assente, fundamentalmente, numa filosofia de gestão que contemple as dimensões económica, ambiental, social e ética.


III. ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS APROVADAS EM ASSEMBLEIA GERAL DE 27.MAR.2020

1 - Assegurar o acompanhamento da execução do Contrato de Cessão de Exploração assinado em 8 de Agosto de 2003, com a Cessionária Grupo Pestana Pousadas, SA. e subsequente Aditamento.

2 – Acompanhar, verificar e monitorizar os níveis de qualidade da prestação de serviço das Pousadas, para que sejam mantidos os níveis de excelência que posicionam a marca "Pousadas de Portugal" como uma referência no panorama da oferta turística nacional.

3 - Zelar pela preservação do património nacional e privado posto à disposição da Rede de Pousadas, acompanhando a Cessionária no levantamento das necessidades tendentes à sua conservação.  

4 - Acompanhar e monitorizar o desenvolvimento da estratégia de internacionalização da marca "Pousadas de Portugal", definida no Aditamento ao Contrato de Cessão de Exploração, assinado em 25 de Setembro de 2008, e tendo em vista verificar o seu cumprimento.

5 – Promover a redução do endividamento bancário da ENATUR, que em 2019, é de cerca de 7,5 milhões de euros.

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