Quem Somos

Com tradições desde 1942, com a construção da Pousada de Santa Luzia em Elvas, a Enatur, foi criada como Empresa Pública em 1976 e como Sociedade Anónima em 1992, tendo como objecto principal o desenvolvimento e exploração de actividades no sector turístico.
É a única entidade que, legalmente, dispõe do uso da marca “Pousada” como estabelecimento hoteleiro.
A Enatur tem, actualmente, por objecto a concessão à iniciativa privada e a supervisão da exploração dos estabelecimentos hoteleiros da Rede de Pousadas de Portugal, tal como definidas na legislação aplicável.

Pousada do Palácio de Estói

A Pousada do Palácio de Estoi nasce da recuperação de um antigo Palácio do século XVIII, que pertencia inicialmente ao Visconde de Estoi – José Francisco da Silva. Após a sua morte, o Palácio foi mantido na respectiva família até 1987, ano em que foi comprado pela Câmara Municipal de Faro. O Restaurante, o Bar, a antiga capela e os três salões, reflectem o cuidado na recuperação deste edifício. No exterior, uma piscina e jardins, ocupam parte duma propriedade com cerca de quatro hectares, perto das ruínas de Milreu. 

Ficou concluída em Março de 2011 a 2ª fase do projecto de recuperação dos Jardins adjacentes à Pousada do Palácio de Estói, uma das zonas mais emblemáticas deste estabelecimento, onde está inserido o edifício destinado às actividades de reuniões e outros eventos e que resultou da recuperação das antigas cavalariças deste Palácio.

O projecto agora terminado e que foi desenvolvido em duas fases distintas, envolveu a requalificação dos Jardins que se desenvolvem em redor do palácio de Estói e ainda a conservação e o restauro de diversos elementos arquitectónicos e decorativos que o integram, como sejam a escadaria e o lago monumental, esculturas, as alamedas central e lateral e os respectivos portões, o coreto existente naquele espaço, muros e a casa de apoio ao jardim.

Para a realização deste projecto, a ENATUR beneficiou de um apoio financeiro concedido ao abrigo do programa de Intervenção do Turismo (PIT), aprovado pelo Despacho Normativo nº 20/2007, de 14 Maio e gerido pelo Instituto de Turismo de Portugal.

O investimento agora finalizado, rondou os 550.000 €.

 A Pousada do Palácio de Estói nasceu da recuperação de um antigo Palácio do Século XVIII que foi transformada num moderno estabelecimento hoteleiro, com um projecto assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne, que inclui equipamentos como as salas polivalentes, piscina exterior, piscina interior aquecida com hidromassagem, sauna e duche tropical

©2018 ENATUR Todos os direitos Reservados  |  Política de privacidade  |  web design webuild